Agora que seu filho chegou, você está pronto para mostrar o mundo a ele. Uma das melhores e divertidas maneiras de fazer isso é brincando. Receber dicas do seu recém-nascido sobre se ele está disposto a brincar também é fundamental. “Os bebês têm diferentes estados de alerta e, na maioria dos estados de alerta, brincar pode ser divertido”, diz Dra. Patrícia. “Mas um bebê cansado [ou] com fome lutará contra atividades lúdicas que adorava quando estava mais relaxado. “Prestar atenção em como seu bebê responde ao tom de sua voz e com que rapidez ou lentidão você manuseia cada brinquedo também o ajudará a determinar como jogar.
“Brincar dá aos pais a chance de se afastarem do papel de cuidadores e conhecerem seu filho. Como cada estágio do desenvolvimento de um recém-nascido representa diferentes conjuntos de habilidades e habilidades, ajuda a entender como diferentes tipos de brincadeiras são benéficos”.
diz a treinadora parental Patrícia Mendonça, Ph.D. Tão importante quanto estar com o estômago cheio é um recém-nascido bem descansado ou, no que Dudley descreve como um estado de alerta e calma. “Este é o momento em que você os vê olhando em volta com calma e percebendo com alegria o que está ao seu redor”, diz ela.
Depois que seu bebê acordar da soneca, for alimentado e estiver pronto para brincar, você vai querer ter certeza de ter os brinquedos certos à mão, dependendo da idade dele. Apresentar um ou dois brinquedos novos a cada mês irá mantê-la entretida, sem se tornar muito cansativa. Para a hora da soneca ou do silêncio em um berço ou berço, experimente um móbile com brinquedos giratórios.
“Os bebês gostam de olhar para objetos em movimento e, se os objetos móveis ou suspensos estiverem suficientemente baixos, eles podem até começar a tentar bater neles com as mãos ou os pés.”
ela observa, o que ajuda a desenvolver a coordenação olho-mão. Dos 4 aos 6 meses, os bebês aprendem a agarrar e segurar objetos, o que desenvolve suas habilidades motoras finas. Mas tenha cuidado com objetos menores que podem passar facilmente da mão para a boca.
Causa e efeito é uma habilidade recém-adquirida nesta fase de desenvolvimento, então incentive seu bebê a fazer barulho. Segurar e bater objetos uns contra os outros, como potes e panelas, um tambor, um xilofone ou um martelo de brinquedo, estimulará os sentidos. “A mãe pode sentar o bebê no colo e encorajá-lo dizendo: ‘Bang, bang, bang’, o que ajuda a promover o desenvolvimento da linguagem”, observa.
Que diferença um ano faz! Seu bebê agora está móvel, engatinhando e explorando (e, em alguns casos, já andando). Quaisquer brinquedos ou jogos que o incentivem a se movimentar são uma ótima maneira de desenvolver habilidades motoras grossas. Dudley sugere jogos suaves de perseguição nos quais você segue enquanto o bebê engatinha ou se afasta.
Quando não está em movimento, seu bebê pode ficar mais inclinado a conferir brinquedos que podem ser manipulados, como recipientes que enchem e derramam, caminhões basculantes, brinquedos pop-up e anéis de empilhamento.
“A mudança na qualidade do ar e nos sons costuma ser calmante. Bebês mais velhos também podem se beneficiar do tempo de bruços ao ar livre, uma posição que ajuda a promover o engatinhar”
E não deixe que um pouco de chuva estrague suas brincadeiras ao ar livre. “As crianças até gostam de estar à chuva, debaixo de um guarda-chuva, e observar, ouvir e sentir o mundo nesta nova condição”, diz Dudley. Não importa a idade do seu bebê, os especialistas elogiam os benefícios de incorporar algumas brincadeiras ao ar livre, sempre que o tempo permitir. É um ótimo impulsionador do humor para um recém-nascido agitado.